Será aberta nesta quarta-feira, 25, a partir das 17h no Espaço Renascença, a Conferência Maranhense de Educação (Comae), que reunirá cerca de 700 delegados representantes do poder público, de movimentos sociais e entidades que atuam na área educacional em todo o Maranhão. A conferência é promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com 21 órgãos ligados à educação básica, profissional e superior.
O tema da conferência será: “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Estadual de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”. As discussões serão subsidiadas a partir de proposições encaminhadas pelas 19 conferências intermunicipais preparatórias, que aconteceram nas 19 sedes das unidades regionais do Estado.
A Comae abordará seis eixos temáticos: O Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação; Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação; Financiamento da Educação e Controle Social; Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
A Comae acontecerá até sexta-feira, 27, quando serão eleitos 70 delegados para representar o Maranhão na Conferência Nacional de Educação (Conae), que irá ocorrer em Brasília, de 28 de março a 1º de abril de 2010. Além disso, as propostas votadas e aprovadas nas conferências comporão o documento-base da Conae. O texto final, com todas as deliberações, será a referência prioritária na construção do Sistema Nacional Articulado de Educação e nos encaminhamentos relativos ao Plano Nacional de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário