quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Educação:direito ao acesso e a qualidade é tema de debate


O papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade e à democratização do acesso à escola foram os principais temas discutidos na Conferência Maranhense de Educação (Comae), que foi iniciada nesta quarta-feira (25), no Espaço Renascença, em São Luís. A Comae reúne cerca de 500 pessoas entre - alunos, professores, pais, gestores escolares, representantes dos poderes públicos e da sociedade civil organizada.

Para o promotor de Defesa da Infância e Adolescência, Márcio Thadeu Silva Marques, a conferência representa um passo importante na democratização e controle das políticas da educação e da participação popular, o que, segundo ele, propiciará um melhor conhecimento da percepção da educação em todo o estado, a partir da visão dos seus operadores, clientes e colaboradores.

O estudante da educação superior em Chapadinha, Jhonny Gomes, falou da importância das discussões que envolvem o setor na Comae. Para ele, a conferência possibilitará a garantia de políticas públicas voltadas para o acesso e democratização neste nível de ensino. “Esta conferência é um espaço democrático no qual todos têm voz ativa, contribuindo assim para melhoria da qualidade da educação em todos os níveis e modalidades”, disse.

A professora de Sociologia do Centro de Ensino Cidade Operária II, Sidma Maia, destacou que as discussões serão determinantes para o futuro da educação. Ela citou como exemplo os debates em torno do financiamento da educação, favorecendo a ampliação dos repasses destinados à educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário