quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mensagem aos Professores



Prezado (a) professor (a),

Parabéns, pelo seu dia, pela importância social e humana que você representa para o Maranhão e para o Brasil.

Como educador, sei que o maior presente que se pode dar aos professores em seu dia é valorizá-los com gestos e palavras, mas, sobretudo, com ações.

Tenho convicção de que não basta aos mestres o afago que enobrece a alma, urge a ação que respeita e dignifica a classe. Por isso, quando assumimos o compromisso com a governadora Roseana Sarney de construir as bases para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, voltamos nossos olhos e nossas ações para a escola, local em que a relação ensinar-aprender depende das condições em que se encontra o ambiente escolar e, principalmente, da forma como são tratados alunos e professores.

O Programa Escola Viva: Tempo de Compromisso com a Qualidade no Ensino, lançado em agosto de 2009, consolida-se no trabalho que estamos realizando.

Nesse sentido, o investimento em capacitação e valorização dos profissionais da educação tem sido priorizado pelo Governo do Estado. Promoção automática de professores, uma garantia de direitos e reconhecimento à titulação; realização de concurso público para docentes; seletivo meritório; incentivo à qualificação docente, por meio das parcerias com as universidades, são algumas das ações que revelam, na prática, nosso respeito aos mestres maranhenses.

Tenho confiança nos professores, reconheço a importância do trabalho docente para o desenvolvimento do Estado porque sei que não são os projetos, não são os recursos, não são os instrumentos que mudarão o rumo da educação do nosso Estado. Tudo contribui, por certo, mas o essencial são os homens e as mulheres que fazem acontecer o processo.

No centro de tudo, está você, professor (a), enfrentando desafios e buscando soluções com inventividade, talento e conhecimento.

Os desafios são enormes. As dificuldades, refletidas em péssimos indicadores, demonstram que temos um grande caminho a percorrer, mas acredito em nossa capacidade de superar os problemas. Se, de alguma forma, a avaliação do nosso desempenho deixa-nos preocupados, também nos obriga a aprofundar o debate e a buscar soluções.

Que sejamos nós vitoriosos! Que o Maranhão seja, em curto espaço de tempo, o modelo quanto à reversão desses números perversos e que possamos responder a todos com o exemplo, com o trabalho.

Cordiais saudações,

Professor César Pires
Secretário de Estado da Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário