O objetivo foi reunir a direção do sindicato, com delegacias incluídas, para fazer um estudo do documento básico da Conferência nacional, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC).
“Procuramos analisar criticamente buscando unificar as proposições dos documentos para orientar a categoria sobre a participação nas conferências regionais e estadual”, comentou Júlio Pinheiro, presidente do Sinproesemma.
As conferências regionais estão programadas para acontecer na última quinzena de setembro e a estadual em novembro deste ano. A conferência Estadual apresentará, a partir de um diagnóstico da realidade educacional do Maranhão, um conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais no âmbito estadual.
Para o sindicato é importante que estes seminários aconteçam com antecedência para que os participantes estejam preparados para o debate nas conferências. “Esta preocupação parte de nós também do sindicato porque somos nós quem indicamos os professores que irão participar do evento junto com o poder público”, informou Odair José, da Secretaria de Assuntos Educacionais. Em cada município são dois professores que representarão a categoria na conferência, sendo que em São Luís, por ser a capital e com maior número de habitantes, o número de professores é três.
Estas conferências serão uma preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), organizada pelo MEC e que acontecerá em abril de 2010. O evento resultará na elaboração do novo Plano Nacional de educação para o período de 2011.
Por Sinproesemma
Nenhum comentário:
Postar um comentário