quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Conferência de Educação discute nova sistemática

Cerca de 1.500 pessoas participaram do evento da Secretaria Municipal de Educação



SÃO LUÍS - Teve início na manhã de ontem a I Conferência Municipal de Educação, que reuniu representantes do poder público, do Judiciário e da sociedade civil organizada, além de professores e outras entidades ligadas à educação. Foi discutida, na ocasião, a criação do Sistema Nacional de Educação e do Novo Plano Decenal 2011-2021. O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, falou sobre alguns dos problemas do sistema educacional que foram polêmicos no primeiro semestre de 2009.

O objetivo principal da Conferência é colaborar com a construção do Sistema Nacional de Educação e do Novo Plano Decenal 2011-2021. Para tanto, serão trabalhados seis eixos temáticos: "O Papel do Estado na Garantia à Educação de Qualidade", "Organização e Regulação da Educação Nacional"; "Qualidade da Educação", "Gestão Democrática e Avaliação"; "Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar"; "Formação e Valorização dos Profissionais da Educação"; "Financiamento da Educação e Controle Social"; e "Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade".

O plano decenal tem o objetivo de lançar as diretrizes e metas que nortearão a educação pública no país até 2021. O secretário Moacir Feitosa disse que a Conferência Municipal é de grande importância porque discutirá a construção do Sistema Nacional de Educação, que vai ser abordado na Conferência Nacional em Brasília em 2010, e a oportunidade de construção do novo plano de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário